quinta-feira, 15 de setembro de 2016

IMPORTÂNCIA DA PALHADA NO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO



O plantio direto é um sistema de cultivo que visa à conservação do solo, onde as etapas de aração e gradagem não são feitas. O solo é mantido coberto por plantas em desenvolvimento ou resíduos vegetais.
O sistema de plantio direto na palha consiste na contribuição para que o solo não seja levado pelas erosões que causam perdas de solo, água; armazene mais nutrientes, fertilizantes e corretivos, assim, evitando a contaminação de nascentes, rios e conservatórios de água. É um sistema com alta viabilidade econômica e em muitos casos duplica a produção e produtividade.
O sistema é um dos mais importantes instrumentos para o sucesso de projetos de integração lavoura-pecuária-floresta implantados para recuperação de pastagens degradadas.
No verão, a palhada protege o solo da ação direta dos raios solares, conservando a temperatura amena e mantendo a sua umidade favorecendo consideravelmente a germinação de sementes.
No inverno, defende o solo contra perca de umidade causada pelo sol e pelos ventos. A palhada contribui também para diminuição de plantas daninhas e de doenças severas das culturas irrigadas, como por exemplo, o mofo branco do feijoeiro.
A palhada tem ainda outras funções muito importantes como, por exemplo, proporcionar maior atividade biológica de pragas e doenças, viabilizando o aumento no teor da matéria orgânica do solo melhorando a CTC dos solos no Cerrado.
Portando, conclui-se que a utilização do sistema de plantio direto sobre palhada é economicamente viável e também benéfico à produção e produtividade.

Referências bibliográficas:
EMBRAPA
Jornal Dia de Campo
www.agricultura.gov.br


quinta-feira, 1 de setembro de 2016

RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA ADUBOS E ADUBAÇÃo



Fertilizante é toda substância mineral ou orgânica, natural ou sintética, que fornece um ou mais nutrientes para as plantas. Fertilizante mineral é o produto de natureza fundamentalmente mineral, que fornece um ou mais nutrientes para as plantas. Fertilizante orgânico é o produto de natureza fundamentalmente orgânica, obtido por processo físico, químico, físico-químico ou bioquímico, natural ou controlado, a partir de matérias-primas de origem industrial, urbana ou rural, vegetal ou animal, enriquecido ou não de nutrientes minerais.
No dia 22 de agosto de 2016, foi realizado pelos alunos do 6º período, do curso do curso de Agronomia do Instituto Federal do Triângulo Mineiro, uma aula prática relacionada a importância da correta armazenagem de fertilizantes no galpão de estocagem do IFTM – Campus Uberlândia. Foram encontrados diversas opções de fertilizantes contendo nitrogênio em sua composição, sendo eles: 1-00-57, 43-00-1, 14-03-19, 10-10-10, 3-17-00, 20-05-20, 4-14-08 e um organomineral peletizado 06-30-00+B+Cu+Mn (produto resultante da mistura física ou combinação de fertilizantes minerais e orgânicos).
Os fertilizantes sólidos, são aqueles que se apresentam no estado sólido e estão subdivididos em duas classes.
1ª classe: Pó ou farelado, quando as partículas são de pequenas dimensões, nesta forma de pó visualizou-se o Superfosfato Simples (SSP), e na forma farelado visualizou-se o Cloreto de Potássio (KCl).
2ª classe: nesta classe caracteriza-se como fertilizante granulado quando as partículas do mesmo são de dimensões que permitem caracterizar um grânulo, onde visualizou-se como exemplo da característica o 00-20-00. Também nesta classe, as misturas de fertilizantes apresentam peculiaridades próprias como por exemplo, misturas de grânulos, que são as obtidas pela mistura física de dois ou mais nutrientes contidos em grânulos distintos, observado a mistura de grânulos 4-14-08.
No barracão havia 1.275 Kg de P2O5 fonte do fertilizante 03-17-00 e misturas de granulados, que são as obtidas pela mistura de dois ou mais fertilizantes simples em pó e sua posterior granulação, onde visualizou-se o fertilizante organomineral peletizado 06-30-00+B+Cu+Mn.  Os organominerais são os fertilizantes resultantes da mistura de fertilizantes orgânicos e minerais, cujo objetivo dessas misturas é enriquecer os materiais orgânicos de nutrientes vegetais, porém sua aplicabilidade tem sido restrita porque só se consegue produzir essas misturas com concentrações relativamente baixas tanto do componente orgânico como do mineral.
 Os fertilizantes, de acordo com o decreto do MAPA nº 4954/2004 podem ser classificados em:
Mononutriente: produto que contém um só dos macronutrientes primários, como exemplo encontramos o 01-00-57 e 43-00-01
Fertilizante binário: produto que contém dois macronutrientes primários, como exemplo encontramos o 01-00-57
Fertilizante ternário: produto que contém os três macronutrientes primários, como exemplo encontramos o 04-14-08.
            A estocagem deveria estar seguindo normas de armazenamento em paletas ou estrados de madeira. Se a utilização desses recursos não for alcançada, aconselha-se que o chão seja forrado com sacos ou lonas plásticas para que evite o contato direto do adubo com o piso e outros produtos. O espaçamento entre as pilhas deveria ser de 60 cm e 50 cm das paredes do galpão.
            O galpão de estocagem não está adequado para este fim. Existe muita exposição à umidade, paredes com mofo entre outros detalhes que vão contra as normas e legislações adequadas para este fim. Para que estes problemas fossem solucionados, seria necessário a retirada dos produtos deste local para que fosse realizada uma reforma e a adequação do barracão, para que posteriormente retomasse com a função de estocagem no local.

Referencias bibliográficas:
www.unifertil.com.br
www.agricultura.gov.br